sábado, 10 de novembro de 2018

Algar do Carvão

O Algar do Carvão localiza-se na freguesia do Porto Judeu, no concelho de Angra do Heroísmo, no centro da ilha Terceira, nos Açores. É uma notável cavidade vulcânica cuja importância geológica e espeleológica tem sido justamente assinalada por diversos especialistas nacionais e estrangeiros.
Compreendido na Caldeira Guilherme Moniz, um antigo vulcão adormecido, neste algar os visitantes podem descer até cerca de 100 metros de profundidade, e observar estalactites únicas no mundo pelas suas características de silicatos (e não de carbonatos como acontece nas grutas calcárias), e uma lagoa subterrânea, de águas cristalinas. Está classificado como Monumento Natural Regional.
A grande erupção, conhecida como “do Pico Alto”, que ocorreu a norte do aparelho vulcânico do Guilherme Moniz, já existente, derramou as suas lavas a grande distância. Mais tarde, uma nova erupção, desta vez basáltica, rasgou o solo e iniciou um processo que levaria à formação de um vulcão estromboliano – O Pico do Carvão. Numa primeira fase, ao forçar e tentar romper o derrame traquítico, já existente e que constituía uma barreira natural de consistência pouco “colaborante”, formou a zona da lagoa e as duas abóbadas sobre a mesma. Posteriormente, numa nova tentativa de evasão, as lavas basálticas, romperam mais ao lado a actual chaminé, saindo para o exterior. Na sua fase final o magma desceu para o interior das condutas mais profundas e da câmara magmática, dando origem, essa ausência quase instantânea do magma, à formação do Algar propriamente dito.
Os derrames de lava muito efusiva, produziram rios de lava ácida muito fluidas que carbonizaram vegetação existente. A datação de um dos fósseis então formados, dá para o Algar do Carvão uma idade de 2148 ( + ou - 115 anos).
A beleza deste Algar passa também pelas comunidades vegetais que recobrem o interior da chaminé vulcânica, sendo possível observar diferentes aves que procuram refúgio junto dela. As diversas espécies de plantas, de bolores, artrópodes e de outros grupos constituem também um importante património deste algar.
A primeira descida ao interior deste algar data de 1893. Apenas em 1966 foi aberto o túnel de acesso ao público, pela Associação Os Montanheiros, responsável pela gestão turística desta cavidade.

Ler mais:
http://www.cmah.pt/angrosfera/grutas/algar-carvao/apresentacao.html
http://www.montanheiros.com/algarCarvao/
https://nationalgeographic.sapo.pt/natureza/actualidade/470-algar-do-carvao
https://pt.wikipedia.org/wiki/Algar_do_Carvão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila