
A construção primitiva da Catedral teve início, provavelmente, na primeira década do século XVIII pelo capitão português António Pereira Machado. Na vila, já existia a Capela de Nossa Senhora do Carmo, mas, a capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, por ser mais frequentada devido à comodidade dos fiéis, acabou por ser escolhida para abrigar a Matriz. Em 1734, teve início a construção da grande matriz com orago a Nossa Senhora da Assunção. O arrematante foi o mestre pedreiro. António Coelho da Fonseca. Catorze anos depois, a fachada e as torres ainda não estavam concluídas.
Em 1745, com a instituição do Bispado de Mariana, passou a Catedral, sofrendo as necessárias adaptações. Apresenta evidências arquitectónicas de todas as fases do estilo de arte barroca, sendo a primeira fase do Barroco Mineiro que é compreendida como estilo Nacional Português, a segunda fase que é nomeada como estilo Dom João V ou estilo Joanino, a terceira fase coincide com o estilo Rococó ou estilo Luís XV, e a quarta e última fase do Barroco Mineiro é conhecida como estilo Neoclássico. Entre os principais artífices está Manuel Francisco Lisboa, o pai do Aleijadinho, que além de executar várias obras, instalou o órgão Arp Schnitger em 1740.
A fachada tem traços sóbrios, com um corpo central e dois campanários laterais, uma porta centralizada e três janelas de verga reta no piso superior, e um frontão triangular de arremate. O seu estilo remete à arquitectura chã, uma variante do Maneirismo português, estilo que foi o mais comum na primeira fase construtiva da arquitectura sacra em Minas Gerais.

Ler mais:
https://www.mg.gov.br/conteudo/conheca-minas/turismo/catedral-da-se-nossa-senhora-da-assuncao
http://www.descubraminas.com.br/Turismo/DestinoAtrativoDetalhe.aspx?cod_destino=7&cod_atrativo=376
https://lugaresinesqueciveis.wordpress.com/2012/11/08/catedral-da-se-mariana/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Basílica_Nossa_Senhora_da_Assunção_(Mariana)
Sem comentários:
Enviar um comentário