O Museu do Vidro é uma instituição permanente, sem personalidade jurídica e sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento. Reúne colecções que testemunham a actividade industrial, artesanal e artística vidreira portuguesa, desde meados do século XVII/XVIII até à actualidade. Trata-se do único museu especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e da indústria vidreira em Portugal.
Embora o âmbito e objectivos do museu aquando da sua criação e consequente elaboração do programa museológico não tenham sido alargados a épocas anteriores, se tivermos em conta a sua representatividade e abrangência nacional, os projectos de investigação que tem concretizado e em que tem estado envolvido, e tendo em conta que se trata do único museu desta especialidade em Portugal, justificou-se uma reflexão que conduziram na elaboração do novo programa museológico ao alargamento de tais parâmetros para incorporação de vidro essencialmente de natureza arqueológica anteriores ao processo de industrialização e consequente tratamento de testemunhos, temáticas e processos anteriores ao século XVIII.
No domínio das artes plásticas, o museu procura dar representatividade às mais variadas tendências artísticas e do design, procurando reunir uma colecção internacional de vidro artístico contemporâneo, actualmente constituída por dezenas de obras de artistas portugueses e estrangeiros do século XX à actualidade.
Além do importante papel ao nível do estudo da actividade industrial vidreira do passado, o museu também se ocupa da documentação da actividade presente e incentivando a sua continuação no futuro.
O Museu do Vidro encontra-se aberto ao público seis dias por semana, com uma programação cultural diversificada e constitui um dos mais importantes centros de valorização cultural individual e colectiva na área do vidro, bem como de atracção de fluxos de lazer e turismo na região da Marinha Grande.
O museu deverá continuar a desempenhar um importante papel ao nível da actividade cultural, científica e educativa local, nacional e internacional, estimulando a participação de diferentes tipos de públicos e particularmente da comunidade local - no desenvolvimento dos objectivos, das funções e das suas actividades.
Fonte: Câmara Municipal da Marinha Grande
Programa Museológico do Museu do Vidro – 2006/2007
Sem comentários:
Enviar um comentário