quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Pelourinho de Algodres


O Pelourinho de Algodres situa-se na freguesia de Algodres, concelho de Fornos de Algodres, tendo sido erguido após a concessão de foral a esta localidade por D. Manuel I em 1514. O pelourinho de gaiola, colocado no centro da povoação, terá sido edificado nesta época. Alguns anos depois, o senhorio da vila de Algodres, em conjunto com as povoações de Ínfias, Matança e Fornos de Algodres, era doado por D. João III a D. António de Noronha, 1.º Conde de Linhares. 
Assente num soco de seis degraus octogonais, o conjunto que constitui o pelourinho possui coluna de fuste octogonal com base quadrangular de ângulos chanfrados e capitel octogonal, delimitado por anéis salientes decorados com meias esferas. Estes funcionam como base da gaiola, em forma de pirâmide invertida. O chapéu da gaiola, com formato semelhante à base, assenta sobre colunelo central liso e oito colunelos terminados em esfera, decorados com anéis. O conjunto é rematado por coruchéu com anel decorado por meias esferas.
O pelourinho de Algodres está classificado Imóvel de Interesse Público desde 11 de outubro de 1933.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73473
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1460


Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila