O Cabril do Ceira é um longo e alto desfiladeiro é atravessado pelo rio Ceira que termina num um pequeno açude que ajuda a formar uma piscina natural, num cenário de rara beleza.
O rio corre calmamente, num curso muito estreito e são poucas as pessoas que frequentam este lugar, muito pouco conhecido, embora seja do domínio público há alguns anos.
Forma um espelho de água que reflete as paredes quartzíticas das encostas como se tivessem sido cortadas a direito. Em alguns pontos atingem mais de uma centena de metros de altura.
Nas imediações surge um estranho túnel, talvez com uma dezena de metros de profundidade, que fazia parte do projeto de uma ligação ferroviária entre a Lousã e Arganil e que acabou por nunca ser concretizado.
No alto da encosta há a capela da Senhora da Candosa e um caminho que nos leva pelo meio do canhão rochoso.
As encostas rochosas e íngremes são utilizadas para a prática de desportos radicais e o cerro está ainda associado à lenda da Senhora da Candosa. Do alto da Candosa, onde está a capela, pouco se vê o curso do rio no desfiladeiro devido à profundidade e ao corte vertical das paredes quartzíticas.
Ler mais:
https://whotrips.com/2019/07/03/o-desconhecido-e-fascinante-desfiladeiro-do-cabril/
https://necadrifil.wordpress.com/2015/11/17/cabril-do-ceira/
Sem comentários:
Enviar um comentário