terça-feira, 13 de outubro de 2020

Torre do Relógio

Torre principal das muralhas medievais de Caminha, dá acesso ao Centro Histórico Medieval da vila. 
Esta grande cerca foi erigida por ordem de D. Afonso III para proteger a povoação fronteiriça que se implantava junto à foz do rio Minho, comportando originalmente 13 torres, que correspondiam a igual número de portas. Crê-se que a estrutura amuralhada estaria concluída no ano de 1260. Esta torre de menagem, que correspondia ao torreão mais alto da fortificação, avançando para o exterior da muralha, era então designada como Porta de Viana, a porta principal da vila, por dar acesso à estrada medieval que conduzia a Viana da Foz do Lima (a atual Viana do Castelo).
De planta quadrada, é constituída por dois pisos, e é atualmente o único torreão remanescente do castelo de Caminha. Em 1673 no cimo da torre foi colocado o relógio que lhe viria a dar o nome. É Monumento Nacional desde 1951.
Em 2008, foi alvo de requalificação e valorização, onde surgiu o Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha, colocando o edifício da Torre do Relógio, ao serviço da cultura e do turismo, onde a História de Caminha e a sua evolução urbana desde as origens até aos nossos dias, assumem o papel principal.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70681
https://www.cm-caminha.pt/pages/1243?poi_id=219
https://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_do_Relógio_(Caminha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila