A lagoa das Furnas situa-se no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, Açores.
Localiza-se na caldeira formada pelo abatimento da cratera de um vulcão adormecido. A lagoa tem cerca de 2 km de comprimento máximo no sentido norte-sul e 1,4 km de largura de máxima no sentido este-oeste, sendo a sua profundidade máxima cerca de 20 m.
Caracteriza-se por ter um rebordo suave na sua vertente sul e um mais acentuado nas outras vertentes, sendo a oeste a que está mais próxima da lagoa e tendo o ponto mais alto deste rebordo, com cerca 660 m de altitude.
Encontra-se rodeada um abundante vegetação macaronésica, além de igualmente abundantes manifestações vulcânicas como fumarolas, sulfataras e caldeiras de águas ferventes. Nas margens desta lagoa e devido ao calor existente no subsolo, faz-se o tradicional Cozido à Portuguesa, em tachos enterrados na terra, aquecidos pelo calor dessas manifestações vulcânicas.
Nas margens desta lagoa encontra-se uma das mais curiosas capelas da ilha de São Miguel, dedicada a Nossa Senhora das Vitórias, construída no século XIX em estilo neogótico.
Ler mais:
https://www.cm-povoacao.pt/index.php/servicos-municipais/lagoa-das-furnas/acerca-da-lagoa-das-furnas
https://www.destinazores.com/pt-pt/destination/sao-miguel/povoacao/furnas/lagoa-das-furnas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagoa_das_Furnas
Sem comentários:
Enviar um comentário