O vale do Baixo Mondego foi, outrora, uma imensa zona húmida que, ao longo de milénios, proporcionou condições ideais para a existência e desenvolvimento de numerosas comunidades animais e vegetais. Atualmente, restam apenas algumas zonas húmidas, as quais têm assegurado a continuidade das formações representativas. O Paul da Madriz é uma dessas últimas zonas húmidas, com factores geográficos, extensão e cobertura vegetal adequados à fixação e desenvolvimento de diversas comunidades, principalmente aves, que utilizam esta área quer como local de nidificação, quer como refúgio de inverno ou, ainda, para repouso e alimentação durante as migrações sazonais.
O paul, situado no concelho de Soure, na margem direita do rio Arunca, tem uma grande diversidade de habitats, e possui grande valor como santuário para as aves aquáticas no Baixo Mondego.
Constitui um importante local de migração outonal de passeriformes, tais como felosa-dos-juncos Acrocephalus schoenobanus, felosa-poliglota Hippolais polyglotta e felosa-musical Phylloscopus trochilus. A nível nacional, possui uma importante população nidificante de pato-real Anas platyrhynchos, sendo também local de nidificação de aves de caniçal, nomeadamente garça-pequena Ixobrychus minutus e rouxinol-grande-dos-caniços Acrocephalus arundinaceus e felosa-unicolor Locustella luscinioides.
O Paul abrange uma área de cerca de 40 hectares, de forma trapezoidal e alongada de SE para NO, alargando-se para a zona ocidental, com cerca de 2 km de comprimento e uma largura média de 300 m, sendo drenado pela Vala do Moinho que o atravessa e se liga à Vala do Canal.
A área do Paul foi ocupada principalmente pelo cultivo intensivo de arroz, tendo essa prática sido abandonada a partir do início da década de 1960, subsistindo atualmente algumas áreas de cultivo agrícola a montante e a jusante, para além da via férrea. Este abandono foi originado pela repartição da área agrícola em pequenas parcelas associada às condições físicas do Paul que não possibilitava a utilização de maquinaria, tornando impraticável a agricultura sustentável. Assim, foi possível que esta chegasse ao presente como um santuário para a fauna e flora.
Ler mais:
http://bdjur.almedina.net/item.php?field=item_id&value=1290696
http://www.avesdeportugal.info/sitmadriz.html
https://www.ccdrc.pt/index.php?option=com_docman&view=download&id=627&Itemid=739
Sem comentários:
Enviar um comentário