O trilho da Fajã de Lopo Vaz é um percurso pedestre de rota linear de ida e volta, que tem início junto ao miradouro e zona de merendas com o mesmo nome. Trata-se de um percurso de dificuldade média, com cerca de 3.4km de extensão, um desnível de 259m e com um tempo estimado de duas horas para ser percorrido.
Provavelmente a fajã foi um dos primeiros locais da ilha a serem habitados, sendo o nome Lopo Vaz proveniente de um dos povoadores iniciais da ilha.
Classificada como Geossítio inserido na Ponta da Rocha Alta e Fajã de Lopo Vaz, as fajãs constituem-se como plataformas de abrasão, ou seja, plataformas detríticas resultantes da acumulação de sedimentos provenientes das arribas adjacentes.
A descida faz-se por um caminho alternado de terra, calçada e degraus em pedra, por entre vegetação endémica como a Urze (Erica azorica), o Pau-branco (Picconia azorica) e pequenas nascentes de água.
Desce-se a partir do Miradouro da Fajã de Lopo Vaz e, após a primeira ladeira, chega-se a um recanto onde corre água entre as criptomérias (Cryptomeria japonica). Mais abaixo, desce-se a arriba ao longo de uma escada em pedra e, mesmo em frente, consegue-se ver a Ponta da Rocha Alta. No lado direito brotam pequenas quedas de água de onde florescem agriões (Nasturtium officinale).
Ao longe, consegue-se observar a Fajã de Lopo Vaz e iniciar a última descida rumo ao areal, onde se encontra uma praia. Para explorar a Fajã, chegando à primeira casa, em vez de ir para o areal, pode-se seguir em frente pelo antigo trilho, o qual divide a Fajã praticamente ao meio. Passando por pequenas casas que surgem em sítios surpreendentes, o caminho prossegue até se perder nas terras da margem oeste da Fajã. O regresso tem de ser feito pelo mesmo caminho até se chegar de novo à entrada do percurso, junto ao Miradouro da Fajã de Lopo Vaz.
Um aspeto interessante neste local é o seu microclima, reputado como o mais quente das Flores e já com características tropicais. De facto, produzem-se aqui as maiores bananas (Musa sp.) da ilha.
Ler mais:
http://trails.visitazores.com/pt-pt/trilhos-dos-acores/flores/faja-de-lopo-vaz
http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/flores/o-que-visitar/trilhos/faja-lopo-vaz
http://trails.visitazores.com/sites/default/files/prc_04_flo_-_faja_de_lopo_vaz_nova_versao.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário